Blog
29
set
tipos de porta

Quais são os tipos de porta e qual modelo escolher?

29 de Setembro de 2017 em Dicas de Construção Dicas de reforma

Na hora de escolher os tipos de porta a serem usados em casa, três aspectos fundamentais devem ser levados em consideração: espaço, funcionalidade e decoração. Ainda que sua função primordial não seja decorar o ambiente, a porta exerce papel fundamental no resultado final da aparência de um cômodo. Além disso, deve ser adequada para o espaço disponível e ser funcional, para que não acabe se tornando um obstáculo para quem deseja circular pelo ambiente.

Sabendo disso, a BrasilBoutique preparou esse artigo, listando os principais tipos de porta e apontando para quais cômodos e espaços da casa elas são adequadas. Dessa forma, não tem como errar, e todos os elementos da sua casa, desde a porta de entrada, funcionarão visualmente e também no dia a dia. Confira!

Tipos de porta e onde devem ser usados

Porta pivotante

porta pivolante entre os tipos de porta

Esse tipo de porta gira em torno de um eixo vertical e, por isso, precisa de um espaço mais amplo para ser instalada. As portas pivotantes são muito sofisticadas, elegantes e modernas, e têm o poder de oferecer personalidade ao ambiente. Geralmente, são aliadas a diversos tipos de puxadores exclusivos, o que valoriza ainda mais o ambiente. Podem ser feitas de madeira, vidro ou metal e são, em sua maioria, feitas sob medida. São indicadas para lugares em que há móveis perto da porta, pois ocupam pouco espaço quando abertas, já que giram em torno do próprio eixo. Possuem fácil instalação e, depois de montadas, não deixam nenhuma ferragem aparente, uma vez que o pivô de sustentação fica embutido.

A porta pivotante é um dos tipos de porta indicados para a entrada da casa, salas e para divisórias simples, como entre a cozinha e a varanda, por exemplo.

Porta de abertura simples

Porta simples entre os tipos de porta

Entre os tipos de porta esse é, de longe, o mais comum nas casas brasileiras. As portas de abertura simples utilizam dobradiça e batente em sua estrutura, são mais duráveis e praticamente livres de ruídos. Além disso, levam contrafecho de fácil regulagem, o que faz com que barulhos provocados pelo vento sejam evitados. São facilmente encontradas em uma infinidade de cores e modelo, como com veneziana, quadriculada, lambri, báscula e postigo. Podem ser feitas de materiais como vidro, alumínio, madeira e ferro, e se adequam facilmente a diversos tipos de ambientes.

Elas são recomendadas para ambientes internos, como banheiros e quartos, mas podem ser usadas também na porta de entrada, desde que seja um modelo diferenciado e que deixe entrar luz externa.

Porta de correr

porta de correr entre os tipos de porta

É um dos tipos de portas ideais para locais pequenos, sem muito espaço para abertura das portas. As portas de correr são abertas pelas laterais, esquerda ou direita, e são fixadas por trilhos instalados em cima e embaixo, que permitem os movimentos. A porta de correr possui deslizamento sem ruídos, agrega estilo ao ambiente e pode ser camuflada no interior de painéis de madeira e em paredes do tipo drywall. Quando totalmente abertas, proporcionam luminosidade e um grande espaço para a passagem.

São indicadas para separar ambientes conjugados, como os closets e banheiros dos quartos, varandas e sacadas. Podem ser usadas também na entrada, desde que sejam de materiais resistentes e estejam bem instaladas.

Porta sanfonada

porta sanfonada entre os tipos de porta

As portas sanfonadas, assim como as portas de correr, também funcionam por meio de trilhos. No entanto, elas são fixas, mas dobráveis. São perfeitas para locais bem pequenos, como despensas e lavabos, e podem ser encontradas em diferentes tipos de materiais, como madeira e pvc, sendo as de pvc mais comumente usadas.

Esses tipos de porta não devem ser usadas em locais com grande fluxo, como entradas, porque não costumam ser muito resistentes. Também costumam ser totalmente fechadas, o que impede a passagem de luz e ventilação.

Dicas para escolher o tipo de porta ideal

– A porta de entrada deve ser sempre de um material resistente e durável, principalmente para reforçar a segurança. Caso sua intenção seja colocar uma de vidro, o ideal é que ela seja blindada e acompanhada de um sistema de mola, que impeça batidas fortes.
– Sempre leve em consideração o tamanho do local onde a porta será instalada. Portas pequenas em ambientes grandes, ou portas grandes em ambientes pequenos, deixam o aspecto visual desproporcional, além de gerar incômodos na hora de abrir ou fechar.
– Para a cozinha, o ideal é optar por portas de alumínio ou outro metal. Elas são mais resistentes, fáceis de limpar e ideais para esse ambiente.
– Para ambientes comerciais, as mais recomendadas são as portas de correr, que permanecem abertas sem ocupar espaço do ambiente.
– Não escolha os tipos de porta para a sua casa baseado apenas no preço. Adquirir uma porta com um material inferior pode trazer muitos prejuízos futuros.
– Portas de madeira devem ser envernizadas antes de serem instaladas. Isso ajuda a conservá-las, além de evitar o aparecimento de insetos como traças e cupins.

Os tipos de porta de cada cômodo da casa devem sempre estar em sintonia com o restante da decoração. Por isso, ao reformar a casa, todos os detalhes devem ser levados em conta para que os elementos funcionem bem e a sua casa tenha a aparência que você deseja.

Se você procura por uma empresa de reformas residenciais no RJ, que mais do que reformar a sua casa busque também realizar os seus sonhos, conte com a BrasilBoutique! Trabalhamos com reforma de alto padrão, com uma equipe altamente capacitada e pronta para atender suas necessidades e transformar a sua casa em uma casa dos sonhos. Entre em contato conosco e peça o seu orçamento!

Links úteis:
empresa de arquitetura rj
empresas de reformas rj
reformas residenciais rj

Compartilhe:
Últimos artigos Categorias