Blog
27
out
decoração minimalista e estilosa

Dicas para uma decoração minimalista e estilosa em sua casa

27 de Outubro de 2017 em Dicas de decoração

Tendo origem por volta da década de 60, o minimalismo é um movimento artístico que busca utilizar apenas elementos que sejam essenciais para a composição da expressão. Se espalhou pelas artes, ciências, arquitetura e não demorou muito para chegar às casas por meio da decoração de interiores. Ainda hoje, a decoração minimalista é referência de sofisticação, bom gosto e determinação, levando a sério a filosofia do “menos é mais”.

Caracterizada pelo uso de cores sóbrias, tons neutros, linhas retas e formas geométricas simples, além da utilização de móveis funcionais e poucos elementos de destaque, a decoração minimalista tem por objetivo transmitir a ideia de que é possível viver com pouco, desde que haja total organização e que tudo faça parte do todo.

Se você deseja que a sua casa tenha uma decoração minimalista, única e estilosa, confira as dicas que a BrasilBoutique separou para você neste artigo.

5 dicas para uma decoração minimalista

decoração minimalista

1- Desapegue do que você não precisa

Para uma decoração minimalista que seja sofisticada e fiel ao estilo, é preciso que seja mantido no ambiente somente aquilo que é funcional e transmite o sentimento de calmaria e bem-estar. Sendo assim, não há espaço para objetos acumulados e excessos nesse tipo de decoração. Doe, venda ou troque tudo o que não é útil para você e permaneça apenas com o que é indispensável. A funcionalidade, a fluidez e as medidas adequadas são essenciais para a decoração minimalista, e é impossível prezar por essas características em um ambiente que esteja atulhado de objetos sem o menor valor funcional. No minimalismo, prevalecem as superfícies limpas e o estilo clean.

2- Mantenha a limpeza em dia

Por falar em superfícies limpas, a limpeza é outro ponto essencial na decoração minimalista. Não apenas a limpeza no que diz respeito à sujeira, ainda que essa seja extremamente indispensável; manchas, poeira e qualquer tipo de sujeira não combinam com as características do minimalismo e nem transmitem o bem-estar, que é necessário para que o estilo seja colocado em evidência.
A limpeza também deve ser feita nas cores, nas texturas e no visual do ambiente, como um todo.

Na decoração minimalista, as formas são limpas, sem a poluição visual causada por objetos sobrepostos ou cores contrastantes. Paredes e piso de cores claras, de fácil limpeza e que integrem todos os ambientes do cômodo e da casa.

3- Nunca se esqueça da organização

Em um espaço decorado no estilo minimalista, cada coisa tem o seu lugar e, justamente pela pouca quantidade de móveis e objetos, tudo é fácil de achar e está ao alcance das vistas. Os espelhos são muito presentes nesse estilo, já que refletem os objetos e deixam tudo às claras. Para que o estilo faça sentido, a organização deve ser mantida, com todos os objetos armazenados em seus devidos lugares e ainda menos coisas expostas. Caixas de madeira, baús e gaveteiros integrados aos móveis do cômodo são perfeitos para manter a organização em uma casa com decoração minimalista.

4- Busque sempre pela simplicidade

Um ambiente decorado de maneira simples não quer dizer que ele será sem graça. Pelo contrário. A decoração minimalista requer simplicidade e, ainda assim, é sofisticada, elegante e bonita. Os poucos objetos decorativos e móveis presentes nos cômodos decorados no estilo minimalista são de personalidade, têm uma função e estão ali por um motivo. Como dissemos, o lema do minimalismo é “menos é mais”. Dessa forma, ainda que a decoração seja simples, o cômodo como um todo é bonito e transmite personalidade, já que cada elemento funciona de maneira integrada visualmente. Nem sempre o luxo é sinônimo de beleza, e a decoração minimalista existe para provar isso.

5- Esqueça as cores chamativas e objetos extravagantes

Isso não quer dizer que a sua casa será apenas preto e branco. Quer dizer que cores como rosa, laranja e amarelo vivo não têm espaço em sua decoração minimalista. Tons de marrom, cinza e demais cores sóbrias são empregados nos móveis, tapetes e quadros decorativos. É claro que você pode colocar o seu vaso de plantas com rosas vermelhas na mesa de centro, e a capa de almofada colorida que é herança da sua avó pode ter espaço no sofá da sala. Mas esses elementos de cor são exceção e devem ser apenas um detalhe. Lembre-se que a sobriedade das cores deve predominar nas casas decoradas com estilo minimalista.

Dê personalidade para a sua casa!

A decoração minimalista é apenas uma entre os diversos estilos para decorar a sua casa. Além de seguir as tendências é importante que, na hora de montar o seu projeto de reforma, sejam levados em consideração os seus gostos pessoais e as suas preferências. Nenhum estilo deve se sobressair à sua personalidade e é imprescindível que a sua casa esteja presente em cada parte da sua casa.

É justamente isso que a BrasilBoutique busca: realizar reformas que levam em conta os sonhos e aspirações de cada cliente. Sabemos o quanto a reforma da casa representa a realização de um sonho e, por isso, nossos clientes acompanham cada parte da obra, desde a concepção do projeto até a execução de cada detalhe.

Por isso, se você busca por uma empresa de arquitetura no RJ para realizar uma reforma que atenda às suas necessidades e expectativas, conte com a BrasilBoutique! Nossos profissionais estão prontos para ouvir a sua opinião e realizar uma reforma de alto padrão de acordo com os seus gostos. Entre em contato e peça um orçamento!

Links úteis:
empresa de reformas RJ
reformas residenciais RJ
reforma de apartamento

Compartilhe:
Últimos artigos Categorias