Blog
30
out

Dicas para ter uma linda casa com conceito aberto

30 de Outubro de 2017 em Dicas de decoração

Também conhecidas como casas em estilo americano, as casas com conceito aberto há tempos vêm ganhando o coração dos brasileiros. Seja pela funcionalidade, design inovador ou maior espaço disponível para circulação, cada vez mais pessoas estão buscando deixar o mínimo de paredes possível nas áreas de convivência da casa, fazendo com que cozinha, sala de estar e sala de jantar sejam unidas em um único cômodo, grande e arejado.

Além de transmitirem uma sensação de espaço maior, as casas com conceito aberto são a solução para quem gosta de receber visitas, querem estar de olho nas crianças e, principalmente, otimizar o espaço dos cômodos, por menor que eles sejam.

Se você se encantou com estilo americano de integrar os cômodos e deseja ter uma linda casa com conceito aberto, a BrasilBoutique vai te ajudar. Preparamos esse artigo com algumas dicas que vão te ajudar a decidir se esse estilo é o melhor para a sua casa e como fazê-lo funcionar em seu ambiente. Confira!

Dicas para uma casa com conceito aberto

dicas de conceito aberto

1- Analise com cuidado a planta do imóvel

A principal característica de uma casa com conceito aberto é a presença do mínimo de paredes possível. Essa ausência de estruturas é o que faz com que o ambiente seja apenas um, dividido pelos móveis e bancadas. Mas, nem sempre todas as paredes de uma casa podem ser demolidas. Sendo assim, antes de providenciar a reforma para integrar os cômodos, tenha em mãos a planta da sua casa e peça para que um engenheiro a analise, verificando se as paredes que você deseja demolir não sejam estruturais e não contenham fios e encanamentos em seu interior.

2- Tome cuidado com as medidas

Antes de colocar o projeto em prática, é preciso que todas as medidas sejam feitas, para que as “divisões” dos cômodos sejam proporcionais e os móveis adequados sejam providenciados. O ideal, no caso de casas com conceito aberto, é que os móveis sejam feitos sob medida. Dessa forma, tudo será feito de acordo com as suas necessidades e com a disposição do espaço. Também é fundamental que haja bastante espaço para a circulação, afinal, aumentar o espaço disponível é o maior objetivo de uma casa com conceito aberto.

3- Aproveite bem os espaços

Cada canto dos cômodos podem – e devem! – ser aproveitados em uma casa com conceito aberto. Para isso, escolha móveis funcionais, que se encaixem no seu espaço e atendam às suas necessidades. Abuse dos armários, banquetas para sentar e bancadas. Ilhas são muito bem-vindas para fazer a divisão do espaço, bem como sofás e poltronas, no local delimitado para a sala de estar. A vantagem de um espaço aberto é que não há necessidade de manter os móveis entulhados, portanto, cada espaço pode ser aproveitado da melhor maneira possível.

4- Escolha uma decoração que integre os cômodos

De nada adianta derrubar as paredes para ter a sensação de um conceito aberto, se a decoração dos cômodos também não forem integradas. Ainda que você deseje um piso diferente para a área da cozinha, por exemplo, que requer maiores cuidados, é fundamental que ele seja no mesmo estilo e cor do piso da sala. O mesmo se dá para a cor das paredes, detalhes da decoração e iluminação. É a combinação desses elementos em toda a casa que darão a sensação de um espaço mais amplo e acolhedor. Se você optou por uma decoração minimalista na sala, por exemplo, esse mesmo estilo deve se estender para a cozinha e a sala de jantar.

5- Aproveite ao máximo a iluminação natural

Janelas grandes, clarabóias e basculantes são uma maneira de aumentar a circulação de ar em uma casa com conceito aberto, além de contribuírem para uma iluminação mais natural. Esses elementos, aliados a candelabros e luminárias estilosas podem fazer com que o espaço tenha uma aparência de ser ainda maior e mais bem iluminado. O conceito aberto pode ser integrado, inclusive, a uma varanda gourmet, jardim ou outra área externa que tenha paisagismo e seja um bom lugar para confraternizar.

6- Mantenha sempre a organização

Para que o espaço aberto em uma casa funcione e seja acolhedor e atraente visualmente, é fundamental manter a organização dos cômodos, individualmente e de maneira integrada. É preciso ter em mente que, apesar de todos os cômodos serem unidos em um só, eles continuam exercendo funções diferentes e, caso não seja mantida a organização, o conceito aberto poderá acabar se tornando uma bagunça generalizada. Uma saída para isso é providenciar bastante armários, baús, gaveteiros e demais móveis que permitam o armazenamento separadamente dos itens de cada cômodo.

Tome cuidado também com a limpeza. Lembre-se que a comida estragada no lixo da cozinha irá interferir nos odores de todos os outros cômodos também, e que o tênis esquecido na sala pode, acidentalmente, ir parar na cozinha. Limpeza e organização são fundamentais para que uma casa em conceito aberto cumpra o que promete e deixe bastante espaço livre para curtir os momentos em família.

Tenha a casa dos seus sonhos!

Uma casa em conceito aberto deve ser muito bem planejada e cada passo da reforma pensado a partir dos gostos pessoais dos proprietários e em suas necessidades. Realizar a reforma da sua casa e ter o sonho de um espaço aberto, é preciso contar com uma empresa de reforma de alto padrão que entenda o que você deseja e te mantenha informado sobre cada passo do andamento do seu projeto. Se você busca por uma empresa de reformas residenciais no RJ, que seja de confiança e tire os seus planos de reforma do papel, conte com a BrasilBoutique! Somos uma empresa especializada em planejar e executar projetos de reformas comerciais e residenciais de alto padrão, oferecendo soluções e serviços de excelência pelo melhor custo-benefício. Entre em contato conosco e peça o seu orçamento!

Links úteis:
empresa de arquitetura rj
empresas de reformas rj
reformas residenciais rj

 

Compartilhe:
Últimos artigos Categorias